sexta-feira, março 27, 2009

"Gente preta de olhos escuros", uma visão sobre o racismo

Nosso querido presidente Lula, possui 2 características marcantes, uma é a ausência de seu dedo mindinho, causada por um acidente de trabalho, e a outra é sua capacidade de falar besteira. Para mim é fato que o Brasil nunca esteve tão bem e ele é uma parte importante dessa conquista, então dado nossa história recente, aguentar um presidente fanfarrão até que está de bom tamanho. Mas nem por isso vou deixar de aproveitar essa fala para viajar um pouco no tema racismo.

(Erm... você é, digamos, meio responsável pela crise...)

Nessa nota o querido barbudo molusco causou contrangimento ao afirmar que a crise atual foi causada por "gente branca de olhos azuis". Sem comentários quanto à imbecilidade dessa afirmação, isso está claro. Prefiro seguir para outros lados, elucubrar um pouco e imaginar se ele tivesse afirmado que a crise seria culpa de "gente preta de olhos escuros". Imagino o tanto que isso renderia. Muito mais do que a afirmativa original, isso geraria revolta e declarações, podendo chegar a ponto de gerar uma desculpa pública ou quem sabe mais o que.

Isso pelo mesmo principio que torna racismo chamar um afro decentente de "Preto", e não o é chamar um europeu de "Branco". Por que isso se sou tão branco quanto o Mandela é preto? Note que não estou entrando no mérito de tom de voz, contexto nem nada mais, apenas pelo uso da palavra.

Isso acontece porque é crime fazer qualquer menção à cor negra (claro, isso por conta de eu ser "branco"), mesmo que seja apenas referente a cor e não uma associação de inteligência, competência e afins com tom de pele. Ou seja, se eu andar na rua e falar "O negro é escuro" (que possui tanta verdade quanto "O gordo é pesado", "O miope não vê de longe" ou "O doce não é salgado"), corro o risco, real por experiência própria, de presenciar uma cena patética de defesa dos direitos iguais entre as raças. Destaque para o uso infeliz do termo "raça".

Assim, de mais a mais, vale o cuidado com o conceito entre racismo, que é discriminar alguém pela sua etnia (bem melhor do que "raça"). Seja para deixar de dar um emprego, associar incompetência ou desonestidade ou ainda facilitar a entrada em faculdade (Sim, política de cotas, estou falando com você).

6 comentários:

Janaína disse...

Eu, como "gente preta de olhos escuros" que sou, não resisto a me manifestar.
Lula sempre me matou de preguiça, ainda quando ele era de esquerda e usava a indefectível camiseta vermelha. E naquela época, ser de esquerda ainda era chique (Sim, sou mais velha do que pareço...).
Não me admira o comentário contraproducente feito por ele, mais preocupado em apontar culpados para a crise do que apresentar soluções, se é que ele seria capaz de pensar em alguma.
Mas, enfim, não é a crise o foco aqui agora.
Concordo que falar de "gente branca de olhos azuis" é tão feio como falar de "gente preta de olhos escuros", como se a cor da pele determinasse o que quer que fosse.
Alguém que acha que falar mal de um grupo étnico é como defender um outro é de uma superficialidade tão grande que me desanima.
E uma pessoa negra que se sente ofendida ao ser chamada de preta me envergonha e entristece. A cor da pele é o fenótipo de um grupo étnico, não há o que se discutir. "Quem tiver olhos que veja"...
Adoro ser negra, mas não curto a linha defendida pelos movimentos negros e o complexo de inferioridade pregado por eles; acho que a defesa das cotas raciais é o maior exemplo disso, algo como “vamos dar uma ajudinha a quem é incapaz de competir de igual para igual com os outros para entrar numa faculdade...”.
A cor da minha pele não determina a minha capacidade nem a de ninguém, não mesmo.
E se os próprios negros não entenderem isso, quando é que as outras etnias vão fazê-lo?
Pertenço à raça humana. E comentários como o do presidente Lula envergonham toda a raça.

Parabéns pelo post, Haroldo. Excelente, como sempre.

Haroldo Lage disse...

Obrigado Janaína, sua opinião vale muito para mim!
A cor da pele define tanto quanto a cor da pele e o fator de proteção solar recomendado.
O resto é balela.
No mais obrigado novamente Jana, lúcida e inteligente, como sempre.

Minha vã Filosofia disse...

eu sou a favor de cotas, é hipocrisia dizer que não existe racismo e discriminação no Brasil e no mundo, existe um défict da educação para com as pessoas, excluídas socialmente e com as pessoas negras, visto a nossa história da escravidão. Bem a situação é bem mais complexa e infidavél, do que dar chance ao negro de estudar e competir de igual para igual. Capacidade individual, é diferente dê igualdade de infra estrura ( familiar, lazer, educacional, alimentação, saúde etc) e esse fatores alteram a capacidade individual do índividuo competir.
Quero chegar no ponto em que enquanto bisavós de uns eram senhores, o de outros eram escravos, e que mesmo quando a lei aurea, foi assinada, ex escravos ainda se sentiam escravos, e esse efeito da igualdade , de dignidade, entre outros fatores que já citei, é algo "radiotivo",que até hje interefe, no desenho da educação em nosso país. E não é esmola do governo ao negro, e OBRIGAÇÃO, de dar sim hje condições deles competirem de igual para igual. Para num futuro mais próximo esses negros, agraciados com a OPORTUNIDADE, não precisarem de cotas para seus filhos. Assim como a bolsa família, já foi cortada de muitas famílias que recuperaram a dignidade, a auto-estima, e melhoram a sua renda.
o buraco é muito mais embaixo. O PRECONCEITO E A DISCRIMINAÇÃO, contra negros e mulheres, ainda existe, disfarçado mas existe!
Sou a favor de cotas, não é esmola é OBRIGAÇÃO! E acredito que esse negro, irá mudar o perfil desse preconceito, pior é falar vc tem capacidade compete... e ele não tem oportunidade, não teve base... pq a raiz disso está no passado... Capacidade ele tem , e fico feliz, que um governo enxerga essa capacidade , confia e investe.

Haroldo Lage disse...

Não vale argumentar com vc Minha Vã Filosofia, vc votou no Leonardo Quintão...

Minha vã Filosofia disse...

ai ai votei no Leonardo Quintão tem certeza??? Votei nulo, nenhum dos dois mereciam meu voto! Só isso...

Haroldo Lage disse...

Nossa, tanto assunto polêmico num mesmo post! Tá bom, lembrei melhor da nossa discussão, eu estava tentando te convencer a votar no márcio pq eu defendia que o Quintão era pior!