terça-feira, setembro 11, 2007

11 de setembro

O que você estava fazendo exatamente 6 anos atrás?
O que passou na sua cabeça quando os ataques de 11 de setembro estavam ocorrendo?
Pensando nisso, busquei as respostas para mim.
Lembro bem, eu era estagiário de suporte ao usuário na faculdade de pedagogia lá da UFMG quando recebo uma mensagem pelo saudoso ICQ (sim! Naquela época ele era maioria) falando que os Estados Unidos estavam sendo atacados.
Considerei piada e segui meu dia por alguns poucos segundos, quando uma amiga entra no meu laboratório e reforça o ataque. Já não dava para ignorar isso e fui buscar informações. As principais páginas estavam fora do ar e não havia televisão por perto. Jorravam notícias através do chat e das poucas vezes que conseguia acessar um portal de notícias.
A impressão era de que a terceira guerra mundial estava chegando, as notícias eram picadas, "pentágono em chamas", "world trade center pode cair", "casa branca é o próximo alvo". Era algo muito irreal que mexia com meus brios.
Ainda sem muitas notícias fui para minha aula, mas aula mesmo não teve, todos estavam no corredor assistindo TV que esbanjava notícias constantemente e de maneira repetitiva. A verdade é que ninguém sabia o que estava acontecendo e cada um tentava faturar como podia. Nós especulávamos onde cairiam os aviões seguintes, a sede da microsoft era um dos mais almejados alvos.

6 anos passaram, Bin Laden e Bush estão solto, não ocorreu uma guerra mundial. Talvez porque cada vez mais a batalha é comercial e uma guerra verdadeira só dá prejuízo, ao contrário de um eterno clima de pré guerra que pode render trilhões de lucro para os mais "espertinhos".

E você? O que lembra desse dia?

4 comentários:

Minha vã Filosofia disse...

Lembro que estava dormindo, e só fiquei sabendo disso ao meio dia hora que fui trabalhar, a primeira coisa que ouvi ao chegar no trabalho foi, os EUA foram atacados, vai haver uma terceira guerra mundial... Para não contrair Maquiavel, eu rir por dentro e logo tive vontade de ligar a tv e ver as cenas bonitas daquele ataque. Pois é uma pena pelos civis que ali estavam, mas eu confesso que visualmente é bonito a cena do avião batendo no World Trade Center, mais bonito que é em dose dupla... Não sei se é um sentimento de antipatia pelo governo americano, mas tenho um palpite que apesar do temor de uma terceira guerra, muita gente achou bom, inclusive eu. Sei que esse é um ato arcacaico, repulsivo, e de muita ignorância, e que enquanto acontecer essas coisas no mundo estremos atrasados. Mas no fundo eu gostei e soltei inclusive um " bem feito". Há 6 anos atrás, chutaram a porta da casa do Busch e cospiram na cara dele.

Claudia Mayrink disse...

Bom... Eu humildemente trabalhava na MI Informática, e passei um sufoco danado porque o marido da minha chefe estava exatamente no JFK no dia 11/09/01 embarcando de volta para o Brasil... Nem preciso dizer o alvoroço que a empresa estava por conta disso, minha chefe chorando sem parar (detalhe que ela estava grávida), o celular dele só dava desligado e lá pelo meio dia que o infeliz (que Deus o tenha, por sinal faleceu a 2 meses atrás o coitado, de morte súbita, com 40 anos).
Eu tbm estava no icq, mas com a correria danada em tentar falar com o cidadão, não conseguia coordenar o bate papo com as ligações...
Enfim...
Apesar da bronca com a soberba americana, achei sacanagem demais, pois as pessoas não tiveram chance alguma de nada, e muito menos estavam envolvidas diretamente em qq tipo de conflito...
Só temos a lamentar, podia ter sido aki e poderia ter algum parente seu lá... Quem é que sabe né?

marcotmarcot disse...

Bem, vale lembrar que aconteceram as Guerras do Afeganistão e do Iraque, em grande parte motivadas pelo ataque. Não sei se são guerras mundiais, assim como não sei se as européias foram. Aliás esse conceito me parece bem euro-cêntrico.

Sobre as guerras darem prejuízo, a teoria do Chomsky é justamente o contrário: as guerras sustentam o desenvolvimento tecnológico americano, usando recursos do contribuinte para desenvolver novas tecnologias através do exército, que posteriormente serão incorporadas pelas corporações, que são as grandes lucradoras da história.

Fernando Iran disse...

Eu lembro que estava no ICEx, botaram uma TV em frente os laboratórios e houve muita torcida anti-EUA. Na hora muito pouca gente lembrava das vítimas civis. Acho que a comemoração só foi não foi maior que no oriente médio. Mas aí acabou, ficou por isso mesmo e nada de novos atentados, maior banho de água fria.

É... Vamos queimar no mármore do inferno mesmo.