quarta-feira, setembro 05, 2007

Um pouco de política.

Não é tradição do Recinto falar sobre política. Por outro lado o Recinto Harocular é novo o suficiente para não ter tradições. Então aqui vai.

Quando criança eu lembro de existirem boatos a respeito do socialismo petista. Achei que fosse coisa do passado, uma vez que o governo petista nada mais tem sido que um governo FHC com mais esmola.

Até que eu vi esse link do III Congresso Nacional do PT, coisa nova, de semana passada. Observe também o vídeo abaixo sobre o mesmo tema.


Revejam conceitos...

14 comentários:

Anônimo disse...

O PT nunca deu esmolas, e sim pagou dívidas, ele vem pagando um dívida social.E que só será reconhecida daqui uns anos, nenhum governo é avaliado na sua plenitude durante o seu mandato, e sim posteriormente quando é colhido os frutos, e as sementes semeadas pelo PT, no Governo Lula, dará boas árvores tomará que a terra continue fértil.

Adriana Rodrigues disse...

Erm, leitor pode ser chato (ao invés de crítico)?

Quando for linkar ou colocar coisas lá fora, ou vídeo, ou whatever, faz um resuminho do conteúdo. Até pra eu decidir se vou lá fora ler ou não.

pode ser?

Haroldo Lage disse...

Catotis, o conceito de dívida é muito complicado e abstrato para conseguirmos extinguir nesse tópico.
Mas te digo que bolsa família é compra de votos e cota universitária é engôdo.
MB, eu sempre fico na dúvida se devo fazer spoiler ou não. Talvez esse é o caso em que eu deveria ter feito.

Anônimo disse...

Vc acha isso pq não passa fome. Pq se passasse veria que, é pagamento de dívida social.
Pimenta nos olhos dos outros é refresco...

Anônimo disse...

Não acho o conceito de dívida complicado e abstrato não. É simples, basta tirar a hipocrisia e o preconceito que tudo se torna claro, durante anos existiu e ainda existe, um exclusão social e racial, e o governo está tentando amenizar esse problema que causa danos drásticos a sociedade... Porém somos condicionado a olhar só para nosso umbigo, e achar que o outro exite por existir e para nos servir.
Para ilustrar , que vc já leu que sei o livro "Admiravél mundo novo", é mais ou menos assim. O sitema cria através de condicionamento, as pessoas em classe, X,Y, Z, aquelas que vão governar, as que vão adquirir conhecimento e ter oportunidades, e aquelas que não terão nada disso existirão para servir as outras classes. E ai quando vem um governo que tenta quebrar esse sistema, tem nego da classe Y , que fala que é esmola e desce o pau. Ah tenha dó!

Haroldo Lage disse...

catatal, não tome por certo o que você não sabe.
Políticas como sistemas de cotas universitárias só dão base lógica para o racismo irracional. Um diploma "negro" teria tanto peso quando o de um diploma de uma faculdade pouco reconhecida, afinal "enfrentou um vestibular mais fácil".
Quer igualdade racial na universidade? Dê educação de qualidade, e não faça remendos de menor custo e imediatistas.

Anônimo disse...

Não estou tomando por certo o que não sei... Sei bem o que estou falando a questão é mais embaixo, e o negro durante muito tempo sofreu preconceito e foi excluído sim, a questão não é um diploma negro, vc está sendo PRECONCEITUOSO, a questão é dar oportunidade a quem não teve... Dá chances iguais... E o País tem essa dívida, é que esteja tentando pagá-la, não adianta o representante vir a público e pedir desculpas a população negra, como o Papa fez em relação ao período da inquisição, é preciso ter ação, isso não é esmola, nem compra de votos, nem tão pouco êngodo, e dívida.

Anônimo disse...

Gostaria de entender pq incomoda tanto a quem não precisa dessas "esmolas", o fato do governo oferece-las a população???
Será que é medo desses burguesinhos de no futuro ter que dividir a mesa com os criados??
Quanta hipocrisia!
Você pode fazer o discursso mais intelectual, mais engajado Haroldo que não me convence, eu nunca vi um miseravél reclamar da bolsa família que ele recebe,e nunca vi um bolsista, digo q sou uma, chamá-la de êngodo! Agora ja vi muito burguesinho falar isso!

marcotmarcot disse...

Só alguns comentários simpls:

O objetivo da Universidade --- observe a amplidão da palavra --- não é produzir um papel que vai fazer com que o graduado consigo um emprego, onde esse papel tem mais valor na medida em que o vestibular for mais difícil de passar. Não sou a favor de cotas, pelo motivo oposto que me faz ter desconfianças com relação à democracia: enquanto a cota desiguala iguais, a democracia iguala desiguais. Vamos sim pensar o problema, mas de forma um pouco mais ampla do que a visão, tão propagandeada pelas faculdades particulares, de que os cursos superiores têm por objetivo a qualificação de mão de obra.

O objetivo da educação, em qualquer nível, é a formação humana. E não disponibilizar isso para todos, ou disponibilizar isso apenas para os melhores, que passaram no vestibular mais difícil, não me parece razoável. Eu acho que a forma como o ensino se dá no Brasil hoje está completamente equivocada, mas começo a questionar justamente o que está sendo levado como pressuposto aqui: os objetivos de se estudar. Acha que a formação ético/política deveria ser muito mais forte no ensino médio; para a formação técnica, deveriam haver muito mais cursos técnico; e a universidade deveria ser reservada apenas para a formação científica, que busca a pesquisa. E, idealmente, nenhuma dessas instituições deveria sequer emitir diplomas.

Anônimo disse...

Não entendi muito bem isso

"enquanto a cota desiguala iguais, a democracia iguala desiguais."

Haroldo Lage disse...

Vou dar minha interpretação dessa frase, qq coisa o Marcot me acorrege
Os seres humanos são essencialmente iguais em potencial. Ao criar a política de cotas, separamos racialmente aqueles que são semelhantes.
Já na democracia, pessoas diferentes tem capacidades diferentes de decidir , por exemplo, eu seria uma pessoa adequada para decidir quais os programas de computador que o governo deveria usar, mas sou péssimo para opinar sobre os transgênicos. A democracia torna meu poder de decisão igual a de qualquer outro, não importando a capacidade de decisão de cada um.

Acho que é isso.

marcotmarcot disse...

É bem por aí mesmo, mas acho que nem sempre precisamos entrar nas especificidades onde cada um é especializado. A idéia é que existem realmente pessoas que são melhores para tomar as decisões do que outras. A democracia não leva isso em consideração.

Mas quanto à divisão, acho que é um tema interessante também. Será que existe algum campo onde todos têm o mesmo nível para se discutir? Algo que seja tão amplo e tão humano que nenhuma categorização interfere? Em Protágoras, Platão faz o personagem título do livro dizer que enquanto às habilidades técnicas (ser engenheiro, médico, etc.) Prometeu distribuiu desigualmente, mas tentando fazer um equilíbrio, o senso de justiça era tão fundamental para a vida em comunidade que Zeus distribuiu em quantidade igual para todo mundo. Acho um mito bacana para a gente pensar sobre isso.

Outra coisa que também vale ser colocada é que muitas vezes quem está de fora pode dar uma boa opinião, tipo você talvez fale algo sobre transgênicos que os biólogos não vejam, e o mesmo eles podem fazer sobre programas de computador.

Ah, no comentário anterior não estava utilizando meu teclado, desculpem os erros.

Patrícia Souza (Tiça) disse...

Hum... não fica falando mal do teclado alheio!!!
(para o marco: satisfeito?)

marcotmarcot disse...

Sim!