domingo, setembro 23, 2007

Eu me inscrevi no Second Life.

Pois é, aderi à moda. Pelo menos resolvi experimentá-la.

Antes de tudo Second Life (Segunda Vida) é um ambiente virtual. Um mundo que não existe fora dos computadores. Esse mundo é muito parecido com o nosso próprio mundo, visualmente falando. Existem alguns acréscimos interessantes como a possibilidade de voar e ter o aspecto que quiser!

Agora vamos às primeiras impressões.

(Haróculo no Second Life)

Comecei com uma visita ao site oficial do Second Life. Bem fácil conseguir baixar o programa, lá tem muita informação, em especial sobre a parte financeira do programa. Eles parecem querer provar a cada instante que o produto está dando lucro.

Para usar o Second Life é necessário criar uma conta, existem vários tipos, alguns pagos e um gratuito. Adivinha qual escolhi? Essa mesmo, preenchi alguns dados e segui o caminho.

Em seguida baixei um programa deles. Coisa de 30 mega, pouco mais de 20 minutos de download na minha conexão 200k. O tempo exato de colocar a pizza para assar, garantir que o suco está gelado e ouvir umas 3 músicas do Rammstein.

Transcorrido os 20 minutos instalei sem problemas o programa. Porém assim que abri o programa fui informado de que minha versão está desatualizada e que teria que baixar uma nova. Considerando que gastei 2 minutos entre acabar de baixar e executar, achei um saco isso.

Mas vamos lá, quero ver esse Second Life! Que venha o segundo download. E não é que o bendito é feito por um atualizador bem simples (ao contrário do resto do programa que possui visual trabalhado) que não informa o tamanho final do arquivo, quanto tempo falta nem nada do gênero, só fica mostrando a quantidade de bytes que foi baixado. No final deu mais de 30 mega, pois ao contrário da tendência atual que é baixar somente atualizações, nele ocorreu um "baixa tudo de novo", bem ruim isso Linden.

Depois de baixar 2 vezes o programa e consegui entrar, mais uma colher de água fria. Outro termo de compromisso para concordar, e eu achando que já tinha concordado com o que tinha na página...

Pois agora, mais de 1 hora depois de começar a jornada eu finalmente entro no mundo de Second Life e me deparo com um mundo razoavelmente bem concebido no visual. Começo em uma ilha tutorial, para sair dessa ilha preciso mostrar habilidade em 4 grupos, Conversação, Procura, Personalização e Movimentação. Bem interessante e reduz a quantidade de sem noção lotando os mais experientes de perguntas repetitivas que são facilmente explicadas aos menos afobados por uma busca expressa pela internet.

Para tentar cumprir essas tarefas deparei com um problema. Parece que minha conexão 200k não é suficiente, muitos travamentos ocorriam. Outra coisa que notei é que no indicador de perda de pacotes (canto superior direito) número altíssimos eram mostrados coisa de 30% para cima, qual seria a causa?

Segui com o uso e notei que a movimentação deixa a desejar, não aprofundei na configuração, mas me senti muito mais confortável com a movimentação em outros ambientes virtuais como no World of Warcraft, vale também a comparação considerando os quesitos tempo de resposta, e visual. Todos com vantagem para o produto da Blizzard.

Outro ponto negativo de destaque é a instabilidade do programa. Minha máquina satisfaz todos os requisitos apresentados pela Linden e mesmo assim o programa caiu várias vezes no meio de uma ação.

Agora vamos falar também de alguns pontos positivos. Esses pontos residem mais no ramo das possibilidades do que da realidade. Estamos falando de um mundo onde pessoas podem criar seus elementos, interagir com pessoas de verdade, conduzir eventos e por aí vai. Um espaço de divulgação que não exige mais do que criatividade (e alguns Lindens, moeda local) para ter sucesso. Comparar com a internet propriamente dita é perder a noção, mas pode-se dizer que é um passo a frente na internet. Corrigindo esses problemas, será uma plataforma extremamente interessante de divulgação e diversão. Mais divertido que um chat com tudo o que ele tem, melhor que um mensageiro instantâneo tendo tudo o que ele tem.

Façam suas apostas (ou suas contas)

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu também me inscrevi há um tempo atrás. Nem lembro mais qual é o meu nome lá. Só lembro que meu avatar tinha uma roupa que era um coelho. E que eu voava pra todo lado (voar é o mais legal). Também fui à Ilha Brasil, onde tinha várias propagandas lá, tipo Bradesco, G1, etc. Tava tendo uma festa na praça principal. Foram tantos avatares juntos que meu computador não aguentava. Aí eu saí. E nunca mais voltei lá. :P

Jade disse...

Eu me inscrevi meu nome é Jade Greenwood (olha que fofo) hehehehe, baixei o programa mas ainda não usei, agora vou experimentar prá ver se funciona legal por aqui, qualquer coisa eu aviso!!
Beijos!!